
“Políticas Públicas de Cultura para Afrodescendentes” é Tema de Palestra na Casar
A CASAR – Casa da Cultura Popular de Ilhéus realizará na próxima terça-feira (10), na sede da instituição, a palestra ‘‘Políticas Públicas de Cultura para Afrodescendentes’’, contando com explanação do palestrante Marinho Rodrigues, Presidente da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania (Ilhéus) além de outros representantes da cena cultural da região Sul da Bahia e da capital.
A atividade, gratuito, faz parte das ações socioeducativas da CASAR e tem como objetivo elucidar através de relatos de experiência a importância das políticas públicas para o desenvolvimento dos trabalhos culturais voltados para os afrodescendentes.
A palestra será seguida de roda de conversa tendo como participantes Lula Dantas (Presidente da ACAI – Associação do Culto Afro-Itabunense), Edgard Freitas (Educação Ambiental – Ilhéus), Nátali Yamas (membro da Associação de Afro Desenvolvimento Casa do Boneco de Itacaré) e Karlla Costa (Especialização em Gestão e Inovação e Sustentabilidade UESC- Canavieiras).
Também haverá participações especiais da Mestra Janete Lainha (Presidente da CASAR), Juscelina Nascimento (Diretora de Cidadania Cultural) e Suely Mello (Conselheira Estadual de Cultura), participação da RENAFRO (Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde) além de apresentação da Orquestra de Tambores Gongombira.
PROGRAMAÇÃO:
9h – Café da Manhã;
9:30h – Abertura com a Orquestra de Tambores Gongombira;
10:00h – Palestra ‘‘Políticas Públicas de Cultura para Afrodescendentes’’, com Marinho Rodrigues;
11:00h – Roda de conversa com: representante da RENAFRO (Ilhéus), Juscelina Nascimento (Salvador), Lula Dantas (Itabuna), Suely Mello (Salvador), Mestra Lainha (Ilhéus), Edgard Freitas (Ilhéus), Nátali Yamas (Itacaré) e Karlla Costa (Canavieiras).
13h – Almoço
15h – Visita técnica a instituições de cultura afrodescendente;