Presidente da Câmara de Ilhéus Propõe Diálogo para Resolver Pagamento de Precatórios do FUNDEF a Professores

Presidente da Câmara de Ilhéus Propõe Diálogo para Resolver Pagamento de Precatórios do FUNDEF a Professores

Na 5ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Ilhéus, ocorrida na última terça-feira (27), o presidente da Casa, Paulo Carqueija (PSD), fez um chamado aos professores da rede municipal para iniciar um diálogo construtivo. O objetivo é solucionar a questão dos 60% dos valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), que está em aberto.

Carqueija propôs uma intermediação que inclui a Associação Defensora dos Interesses dos Profissionais Ativos, Aposentados, Pensionistas e Herdeiros da Educação (ADIPAAPHE), a APPI/APLB, a Secretaria de Educação (SEDUC), o Programa de Gerenciamento (Proger), a Secretaria de Gestão e a própria Câmara de Vereadores. Esta coalizão busca alcançar um consenso que atenda às demandas dos educadores, garantindo o cumprimento de seus direitos.

Durante a sessão, que também discutiu o requerimento 45/2024 da Comissão de Finanças, Obras e Serviços Públicos, o presidente destacou a importância de todos os envolvidos se sentarem à mesa, apesar das divergências, para negociar uma solução. “Em uma negociação, você fala e ouve todas as partes para assim chegar a um acordo”, afirmou Carqueija, ressaltando a disposição da Mesa Diretora e dos vereadores em contribuir para o desfecho positivo da questão.

O apelo ao diálogo vem em um momento crucial, visto que o assunto já se encontra sob apreciação judicial. Contudo, Carqueija enfatiza a possibilidade de um acordo prévio que evite o prolongamento do impasse nos tribunais. “Vamos tirar do judiciário a questão dos professores municipais e trazer para a mesa de negociação, para o campo político”, concluiu, expressando o compromisso do legislativo municipal em agilizar o processo por meio do diálogo e da escuta ativa de todas as partes envolvidas.

Este movimento do presidente da Câmara de Ilhéus é um passo significativo para resolver uma pendência de longa data, visando assegurar a justa remuneração dos professores e fortalecer o sistema educacional da cidade.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.