Uesc Avança em Políticas de Inclusão para Pessoas com Deficiência

Uesc Avança em Políticas de Inclusão para Pessoas com Deficiência

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) tem ampliado suas ações voltadas para o atendimento a pessoas com deficiência (PcD), consolidando essa prática como uma política social nos últimos anos. Desde 2015, as tratativas para a criação de um núcleo especializado começaram a ganhar forma, e em 2018, o Núcleo de Acessibilidade e Atendimento Educacional Especializado (Naaee) foi formalmente instituído por meio de resolução do Conselho Universitário (Consu).

Vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o Naaee oferece suporte especializado a estudantes com deficiências, transtornos do espectro autista, altas habilidades e superdotação. Atualmente, 33 dos 50 estudantes que se enquadram na categoria Paee (Público-Alvo da Educação Especial) na Uesc são atendidos pelo núcleo, abrangendo cursos variados de graduação. Entre os estudantes, há pessoas com deficiência auditiva, visual, física, e aqueles diagnosticados com transtorno do espectro autista.

O reitor Alessandro Fernandes e o vice-reitor Maurício Moreau reforçaram a importância dessa iniciativa ao se reunirem com as professoras Ana Lúcia Amaral Freitas Ribeiro e Maíra Tavares Mendes, que apresentaram a pesquisa “Por uma política de ingresso e permanência na Uesc para o público da educação especial da graduação”. A pesquisa destacou a evolução do atendimento e sugeriu a implementação de cotas para PcDs como parte das políticas de ação afirmativa da universidade.

A estudante Ione Pereira, do curso de Pedagogia, compartilhou seu testemunho sobre o impacto positivo das iniciativas de inclusão. “A presença de um Núcleo e a adaptação de provas em formatos acessíveis, como braille ou digital, representam conquistas imensuráveis”, afirmou.

Acompanhe mais notícias sobre inclusão e educação em www.ilheuseventos.com.br e siga-nos no Instagram @ilheuseventos.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.