Comunidades de Banco do Pedro e Castelo Novo serão beneficiadas com Água Tratada, Anuncia Vereadora Enilda Mendonça

Comunidades de Banco do Pedro e Castelo Novo serão beneficiadas com Água Tratada, Anuncia Vereadora Enilda Mendonça

Nesta terça-feira (10), a vereadora Enilda Mendonça participou do programa O Tabuleiro, na rádio Ilhéus FM, para compartilhar uma excelente notícia com os moradores de Banco do Pedro e Castelo Novo, em Ilhéus. Cerca de 900 casas — 600 em Banco do Pedro e 300 em Castelo Novo — finalmente receberão água tratada, um avanço muito aguardado pela população local.

Enilda destacou que essa luta começou em 2021, quando ela assumiu o mandato e identificou, através da biofábrica, a necessidade urgente de tratar a água da região. “Em Banco do Pedro, a água que sai das torneiras é bruta, retirada diretamente do rio, sem qualquer tratamento. Por isso, junto à CERB (Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia), conseguimos aprovar um projeto que prevê a construção de um reservatório de água e a instalação de tubulação para atender todas as casas”, explicou a vereadora.

Inicialmente, havia a proposta de que a administração da água ficasse a cargo da associação local ou da prefeitura. No entanto, após reuniões com a comunidade, ficou decidido que a Embasa seria a responsável pela gestão do fornecimento de água, dada a sua expertise no setor. “A comunidade optou pela Embasa, pois a empresa já tem toda a estrutura necessária para garantir o tratamento e a distribuição da água”, afirmou Enilda.

A Embasa chegou a considerar a construção de uma Estação de Tratamento local, mas após realizar um estudo de viabilidade, decidiu que seria mais eficiente transportar a água até a Estação de Tratamento de Água (ETA) em Uruçuca. A água será tratada em Uruçuca e, em seguida, redistribuída para Banco do Pedro e Castelo Novo por meio de tubulações.

A vereadora comemorou a conquista, confirmando que a Embasa assegurou que a ETA de Uruçuca tem capacidade para atender as duas comunidades. “Depois de várias reuniões em Salvador, a ordem de serviço foi assinada no dia 14 de agosto, e estaremos acompanhando de perto o andamento da obra, que tem um prazo de 210 dias para ser concluída”, afirmou Enilda.

Estas e outras notícias você confere no Ilhéus Eventos. Acesse www.ilheuseventos.com.br e siga a gente no Instagram @ilheuseventos para se manter informado sobre tudo que acontece na região.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.