
Itabuna Alcança 4ª Colocação em Avaliação de Qualidade de Vida
O prefeito Augusto Castro (PSD) de Itabuna celebrou a conquista da 4ª posição da cidade no ranking de avaliação dos indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida, conforme um estudo realizado pela Bright Cities, uma plataforma tecnológica que analisa os serviços urbanos prestados pelos municípios. O estudo abrangeu um total de 326 municípios brasileiros.
Os resultados da pesquisa mostram que o estado do Paraná lidera o ranking das cidades mais bem posicionadas do país, seguido por São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal. A Bahia alcançou o 14º lugar na avaliação dos indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida, ficando em segundo lugar na região Nordeste, de acordo com os dados da pesquisa.
Para o prefeito Augusto Castro, essa avaliação é uma confirmação dos avanços conquistados por Itabuna após a reorganização das finanças públicas, que enfrentavam indicadores negativos em virtude das dívidas acumuladas por gestões anteriores.
“O município agora vive uma nova fase, com a negociação das dívidas junto ao INSS e FGTS, e a elevação para a categoria B em termos de capacidade de pagamento junto à Secretaria do Tesouro Nacional (CAPAG). Isso reflete uma saúde financeira sólida e abre portas para a obtenção de crédito junto a instituições financeiras nacionais e internacionais para a execução de diversos projetos”, ressaltou o prefeito.
O estudo da Bright Cities avaliou cidades com mais de 100 mil habitantes, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021. Foram auditados 40 indicadores essenciais e de apoio, resultando no ranqueamento das cinco melhores cidades de cada região do Brasil.
Na região Nordeste, a liderança ficou com Sobral (CE), com 5,98 pontos, seguida por Recife (PE), Barreiras e Lauro de Freitas (BA) e Aracaju (SE). Salvador ficou na 12ª posição, com 5,37 pontos, atrás de cidades como Fortaleza, Teresina, São Luís e outras.
Na Bahia, as cinco cidades melhor avaliadas foram Barreiras, com 5,7 pontos, Lauro de Freitas, com 5,64, Salvador, com 5,37, Itabuna, com 5,34, e Feira de Santana, com 5,32. Apenas Barreiras e Lauro de Freitas conseguiram se destacar entre as cinco melhores avaliadas na região Nordeste.
Os 40 indicadores escolhidos para compor o ranking foram agrupados em cinco pilares temáticos, buscando reunir os indicadores relacionados ao tema e que impactam diretamente nele. Esses pilares são: prosperidade, gestão, bem-estar, segurança e infraestrutura e serviços básicos.
Entre os indicadores utilizados na avaliação da prosperidade, foram considerados fatores econômicos, como o número de novas patentes, empregos em tempo integral, conectividade aérea, população vivendo abaixo da linha de pobreza e acesso à internet e telefonia celular.
Sorry, the comment form is closed at this time.