
Itabuna celebra 113 anos de emancipação com destaque na conservação ambiental e gestão de resíduos
Nesta sexta-feira (28), Itabuna comemora seu 113º aniversário de emancipação, destacando-se como uma cidade preocupada com a conservação ambiental, proporcionando qualidade de vida para sua população. Como pioneira na região Sul da Bahia, a cidade adota práticas sustentáveis para a destinação correta de resíduos, em consonância com o Plano Nacional de Saneamento.
Desde 2021, os resíduos têm sido direcionados para o aterro sanitário da CVR Costa do Cacau, localizado às margens da rodovia Itabuna-Ilhéus, em uma área licenciada pelo Inema e Ibama.
Além disso, o município incentiva ativamente a coleta seletiva. Uma importante parceria entre a Prefeitura de Itabuna e a CVR Costa do Cacau resultou na criação de uma Central de Triagem no bairro Lomanto, como parte do projeto “Recicla Itabuna”.
Sob a administração da Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna – AACRRI, essa unidade reúne 50 catadores e coleta aproximadamente 100 toneladas/mês de materiais recicláveis, proporcionando uma média mensal de R$ 1.200,00 para cada trabalhador. Como incentivo à coleta, a cidade instalou dez ecopontos em áreas centrais e bairros.
Maurício Ramos Sena, gerente comercial da CVR Costa do Cacau, destaca com orgulho que “a empresa integra-se à cidade, contribuindo para um sistema de coleta de resíduos que preserva o meio ambiente, evita a propagação de doenças que possam afetar a população e apoia programas de reciclagem, beneficiando os catadores e garantindo uma vida digna para suas famílias”.
Sorry, the comment form is closed at this time.