Itabuna discute situação de imigrantes venezuelanos em encontro virtual

Itabuna discute situação de imigrantes venezuelanos em encontro virtual

A crise humanitária e política da Venezuela tem tido repercussões em toda a América do Sul. Em Itabuna , essa realidade é clara com a chegada de grupos de imigrantes venezuelanos buscando refúgio e uma vida melhor. Diante dessa situação, a Prefeitura de Itabuna agendou um encontro virtual para discutir a situação dos refugiados que chegaram à cidade.

Esse encontro ocorrerá nesta quarta-feira (1º), às 14h e contará com a participação de vários municípios do sul da Bahia. O objetivo principal é buscar apoio para a manutenção e regularização desses refugiados que fogem do regime ditatorial de Nicolás Maduro.

Recentemente, Itabuna recebeu dois grupos da comunidade indígena Warao, que desembarcaram na cidade no início de outubro. Eles foram alocados em um espaço público, fornecido pelo governo estadual. A situação desses imigrantes é delicada, já que a maioria se encontra em situação irregular no país.

Josué Brandão Júnior, secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna, destacou a importância de garantir os direitos desses venezuelanos. “É nosso dever, enquanto seres humanos e seguindo tratados internacionais, garantir suporte a essas pessoas que fugiram de um contexto de adversidade econômica e política em seu país de origem”, ressaltou Brandão.

O encontro foi proposto pelo Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e tem o suporte de várias instituições, como a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA). Além disso, representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) também estarão presentes, visto que o órgão tem uma coordenação voltada para o auxílio a comunidades refugiadas.

O cenário atual requer ação imediata e colaborativa. Enquanto a crise na Venezuela persistir, o Brasil, assim como outros países vizinhos, deve estar preparado para receber e ajudar aqueles que buscam uma vida melhor fora de suas fronteiras.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.