Moradores relatam falta de água em bairros de Itabuna

Moradores relatam falta de água em bairros de Itabuna

Moradores relatam falta de água em bairros de Itabuna

O tempo chuvoso prejudicou o fornecimento de energia elétrica em duas estações da Empresa de Águas e Saneamento de Itabuna (Emasa). A interrupção deixou moradores de diversos bairros sem água no município.

Na noite da última sexta-feira (15), o tempo chuvoso provocou interrupção do fornecimento de energia elétrica em duas estações de captação de água da Emasa. Uma no rio do Braço, em Ilhéus, e outra em Mutuns, distrito de Itabuna.

Raios, trovões e ventos fortes danificaram a fiação e derrubaram postes, paralisando a captação e distribuição de água durante 48 horas.

O fornecimento de energia elétrica nas estações de captação de água foi normalizado no início da noite de domingo (17), mas parte dos moradores da cidade ainda vai sentir os reflexos disso.

“Nosso sistema foi totalmente desativado, então percebemos que houve uma interrupção de energia em toda região”, contou o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt.

De acordo com a Emasa, 40% dos bairros afetados funcionam no sistema de manobra, que é uma espécie de rodízio de abastecimento. Os moradores desses locais ainda vão ter que esperar uns dias para ter água novamente nas torneiras.

Conforme o João Bitencourt, setores essenciais como hospitais e escolas são atendidos com carro pipa. 60% dos bairros afetados já recebem gradualmente. Ele falou ainda sobre o novo sistema de distribuição de água que vai ser implantado em Itabuna.

“Nós estamos calculando o delay, um atraso na manobra das pessoas que vão receber a água. Vamos supor São Pedro, estava prevista para abastecimento na sexta-feira, com esse delay, nós já vamos entrar no dia 20, então vai dar uma diferença de aproximadamente cinco dias de atraso”, explicou João Bitencourt.”

Com isso, sofre um efeito em cadeia, mas eu peço para ter paciência e a expectativa é de que pode atrasar em até cinco dias na manobra do bairro”, finalizou o gerente técnico da Emasa.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.