
Primeira praça de Itabuna é reformada
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, entregou a Praça Santo Antônio, localizada na Avenida do Cinquentenário, ao lado da Danúbio, após passar por um processo de reforma completa. Inaugurada em 1910, essa praça é uma das mais antigas da cidade e é considerada seu marco zero, contendo um busto em homenagem ao fundador Firmino Alves.
A reforma foi realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo no âmbito do Projeto Praça Viva, que teve início em 2021. Ao longo desse projeto, outras praças também passaram por revitalização, como a Praça José de Almeida Alcântara (Jardim do Ó), Praça José Bastos (centro), Praça Alice Monteiro (Santo Antônio), Praça Jardim das Oliveiras (Vila Anália), Praça Evanice Pereira Cruz (Sarinha) e a Praça Heitor Farias, localizada no bairro Mangabinha, além da Rotatória Tancredo Neves.
O serviço de revitalização da Praça Santo Antônio incluiu diversas melhorias, como a mudança da calçada com a inclusão de piso tátil, substituição do meio-fio, lavagem e limpeza do granito, além da restauração do busto com a substituição das letras em bronze que estavam faltando, trabalho realizado pelo artista plástico Renart. A grama anterior foi substituída por plantas ornamentais, criando um paisagismo moderno e agradável.
A secretária Sonia Fontes explicou que, por se tratar de um espaço histórico, a estrutura original da Praça Santo Antônio foi preservada durante o processo de reforma. Ela ressaltou a importância de valorizar esses espaços que carregam consigo parte da cultura, tradição e história do município. As praças desempenham um papel crucial na socialização e lazer dos moradores, seja no centro ou nas áreas periféricas, e a Praça Santo Antônio, com uma antiga planta geográfica da cidade incrustada no granito, conta a história do município de maneira única.
Sorry, the comment form is closed at this time.