Quase um ano após o fim do lixão, Itabuna avança no reaproveitamento de resíduos sólidos

Quase um ano após o fim do lixão, Itabuna avança no reaproveitamento de resíduos sólidos

Quase um ano após o fim do lixão, Itabuna avança no reaproveitamento de resíduos sólidos

Há cerca de um ano, a Prefeitura de Itabuna fechou o lixão que era fonte de graves problemas sociais, sanitários, ambientais para toda a cidade.

O município foi um dos primeiros na Bahia a implantar a coleta seletiva. Em maio do ano passado, Itabuna contratou o aterro sanitário certificado da CVR Costa do Cacau para onde passou a destinar os resíduos sólidos.

De acordo com Almir Melo Jr, secretário de Infraestrutura e Urbanismo, as pessoas que atuavam no antigo lixão foram retiradas, e a prefeitura forneceu cestas básicas além de pagamentos de auxílio aluguel para 56 e o bolsa renda a 160 pessoas.

A gestão municipal informou ainda que ofereceu seminários de capacitação para transformar os catadores em agentes ambientais, que permite que atuem regulamentados, inclusive com contrato com a prefeitura.

Além disso, a prefeitura implantou a Central de Triagem de Coleta Seletiva dotada dos equipamentos necessários à atividade cotidiana dos agentes como prensa, mesas separadoras, ecobikes e ecopontos para a coleta seletiva.

Na semana passada o Governo Federal publicou o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares), que prevê acabar com os lixões nos próximos dois anos. Sonia Fontes, titular da Secretaria de Planejamento, avalia que Itabuna já cumpre cerca de 70% dos requisitos do Planares, mas afirmou que o processo é gradual.

Está em execução na cidade, por meio de um projeto piloto, a coleta domiciliar na avenida do Cinquentenário, e em seis bairros: Jardim Vitória, Góes Calmon, Conceição, Califórnia, Fátima e São Caetano. Mas, segundo o coordenador de Projetos da Secretaria Municipal de Planejamento e do Programa Recicla Itabuna, Rosivaldo Pinheiro, o projeto será estendido de forma gradual para toda a cidade.

Dez ecopontos já foram instalados em pontos estratégicos para a entrega voluntária dos recicláveis pela população: no centro, nas praças Adami e Camacan, Pontalzinho, nas praças dos bairros São Caetano, Mangabinha, Conceição, Califórnia e Santo Antônio e na Avenida Manoel Chaves.

Atualmente, a Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI) recolhe mais de 76 toneladas, segundo dados estatísticos de março.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.