
Mutirão da Justiça Federal em Ilhéus agiliza processos e libera mais de R$ 23 milhões em pagamentos
A Subseção Judiciária de Ilhéus, a mais antiga da Justiça Federal na 1ª Região, concluiu um importante mutirão judicial que trouxe resultados expressivos para o sistema judiciário local. Enfrentando um acervo de mais de 38,9 mil processos em tramitação no início de 2024, a unidade mobilizou esforços, entre março e maio, em parceria com a Coordenação Regional dos Juizados Especiais Federais (Cojef) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).
O objetivo foi dar celeridade a casos acumulados, com foco na expedição e conferência de Requisições de Pequeno Valor (RPVs) e na análise de processos que tramitam no Juizado Especial Federal Adjunto.
Resultados alcançados
O mutirão contou com uma equipe de seis servidores, incluindo colaboradores das subseções de Itabuna e Roraima, que atuaram presencialmente na unidade de Ilhéus. Como resultado:
- 736 RPVs encaminhadas ao TRF1, somando R$ 23.243.770,54;
- Conferência e migração de RPVs pendentes;
- Redução significativa do acervo processual da subseção.
Além de acelerar o pagamento de valores a cidadãos que aguardavam por decisões judiciais, o esforço também otimizou a tramitação de processos cíveis e criminais, muitos deles de alta complexidade, como ações civis públicas, casos de improbidade administrativa, desapropriações e demandas envolvendo questões indígenas.
Compromisso com a eficiência
O mutirão reflete o compromisso da Subseção Judiciária de Ilhéus em oferecer celeridade e eficiência à população, garantindo que os direitos dos cidadãos sejam respeitados. A iniciativa reforça como a colaboração entre diferentes unidades judiciárias pode gerar benefícios tangíveis para a sociedade, além de contribuir para a melhoria da gestão do acervo processual.
Acompanhe mais notícias sobre justiça e cidadania no Ilhéus Eventos. Acesse www.ilheuseventos.com.br e siga a gente no Instagram @ilheuseventos!
Sorry, the comment form is closed at this time.