Leonardo Almeida, que conduz a agência ALA – MKT & Comunicação, destaque em marketing digital na Bahia, conversa com o IE

Leonardo Almeida, que conduz a agência ALA – MKT & Comunicação, destaque em marketing digital na Bahia, conversa com o IE

O Ilhéus Eventos entrevistou nesta terça-feira (31), o mercadólogo Leonardo Almeida, que conduz a agência ALA – MKT & Comunicação, destaque em marketing digital na Bahia. A agência já soma diversos cases de sucesso nas regiões da Chapada Diamantina, Ilhéus-Itabuna e Salvador. São profissionais e empresas que viram seus negócios crescerem em maior velocidade.

Especialista na área, Leonardo ajuda o cliente a criar relacionamento com seu público-alvo. Relacionamento esse que gera autoridade, e que por sua vez, gera venda. 

Durante a conversa, o mercadólogo falou um pouco sobre a ALA, e sobre alguns elementos do marketing digital como, por exemplo, a gestão de mídias sociais, um dos serviços mais procurados em sua agência. 

Para Leonardo, uma das maiores vantagens em deixar que agência profissionalizada cuide das redes sociais é o custo-benefício:  “alguém que acompanha as tendências e que tem muita criatividade para criar conteúdo no ambiente virtual. Logo, os resultados chegam ao cliente com menos tentativas e erros”, disse. Outro ponto apresentado por ele foi o ganho de tempo para outras atividades da empresa: “o cliente foca a energia e o tempo dele na base do negócio – no seu serviço ou produtos” destacou.

Segundo o mercádologo, desenvolvimento de site e criação de identidade visual também estão entre os serviços mais buscados. Ele aproveitou para desmistificar a ideia de que negócios menores e locais não precisam de um site. “Sem ele [o site], o negócio pode ser visto como novo ou pequeno demais para confiar”, pontuou.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA:

– Conta pra a gente como surgiu a ALA

A ALA nasceu em agosto de 2014, para atender um mercado que estava carente de uma agência especializada em marketing digital. Em 2021, a empresa foi reformulada para Agência ALA – MKT & Comunicação, proporcionando maior e melhor experiência para nossos clientes. 

– Ao longo desses anos quais serviços se tornaram os queridinhos dos clientes?

Os três serviços mais procurados em nossa agência são: gestão de redes sociais, desenvolvimento de site e identidade visual.

– Interessante você ter mencionado Desenvolvimento de Site. Como uma empresa sabe se precisa de um site? É importante para negócios menores e locais? Páginas nas redes sociais não são suficientes?

Toda empresa, não importa seu tamanho ou área de atuação, que deseja aumentar a sua credibilidade e conquistar novos clientes, deve ter um site. Sem ele, o negócio pode ser visto como novo ou pequeno demais para confiar. E dada a facilidade de criar uma página em redes sociais, o site se torna um diferencial. A empresa está dizendo para o consumidor que ela investe na marca, e se investe, é porque acredita no negócio. Não é algo que está sendo feito “por fazer”.

E claro, ao criar um site é preciso investir na criação de web design e disponibilizar conteúdo, produto ou serviço de qualidade. Caso contrário, será apenas perda de dinheiro.

– Você também citou gestão de redes sociais. Por que uma empresa deve contratar alguém para isso, se ela pode fazer por conta própria?

O primeiro ponto positivo de contratar uma agência é que o cliente passará a contar com uma equipe especializada. Ou seja, alguém que entende muito sobre mídias sociais, que acompanha as tendências e que tem muita criatividade para criar conteúdo no ambiente virtual. Logo, os resultados chegam ao cliente com menos tentativas e erros.

O segundo ponto é que o cliente foca a energia e o tempo dele na base do negócio – no seu serviço ou produtos. Manter um público engajado nas redes sociais é algo que requer constância, e isso consome muito tempo.

– Hoje em dia há muitas opções de interação on-line, e novas redes sociais surgem a todo momento.  Como saber em quais redes um negócio deve estar presente?

Essa informação vai depender do nicho de atuação da empresa. Se seu público-alvo não costuma usar determinada rede social, não tem porquê você estar presente ali. Por exemplo, se o público de uma empresa são mulheres entre 20 e 45 anos, ela deve estar nas redes que essas pessoas acessam frequentemente.

Essas pesquisas, e as estratégias para atrair esse público para a sua página, podem ser feitas por profissionais de marketing, que também elaboram cronograma de postagens, criam anúncios, dentre outros.

– Você disse que a identidade visual está entre os serviços mais procurados pelos clientes, mas eles costumam investir na imagem apenas o negócio “deslancha”. Qual é o momento ideal para esse investimento?

A identidade visual de uma empresa é um investimento que, se possível, deve ser feito no início do projeto ou negócio. 

Quando você tem uma empresa, o que mais necessita é a consolidar essa marca, não é verdade? O seu público-alvo reconhece seu produto através do logotipo, das embalagens, de um som e até mesmo pela combinação de cores. Então, o investimento visual é algo que atrai os clientes, sendo ponto chave para qualquer negócio. 

– A gente recebeu aqui o cartão de visita da ALA, que também é digital. Fala um pouquinho mais dessa novidade pra gente.

O mundo está cada vez mais digital. Se até as clássicas agendas, tão importantes para o mundo dos negócios, já estão no celular, por que os cartões de visitas também não iriam?

Os cartões que costumavam ser esquecidos em algum lugar, ganham uma versão prática e interativa no digital. Além do impacto ecológico, e do corte de gastos com impressão, o cartão digital também oferece possibilidades ilimitadas de contato, uma vez que a empresa não precisa se ater a quantidade de cartões impressos.

O cartão de visita digital é um arquivo ou uma imagem que possui, além das informações básicas de contato, links para as redes sociais, site e portfólio da pessoa ou empresa. Deixando tudo a um clique.

– Nós recebemos relatos positivos de alguns clientes da ALA, vamos conferir: 

“Conheci Leonardo [ALA] a uns 8 anos mais ou menos. Nosso primeiro “contato” foi através da academia, contato este que rendeu um vínculo de aluno, parceiro, colega de trabalho e amigo pessoal. Quando ainda atuava como atleta, sempre procurei ouvir os toques e conselhos que me eram dados a respeito do “Odam atleta”, do “Odam profissional”, da empresa… e foram esses conselhos que ajudaram a tornar a empresa no que é hoje. Foi um divisor de águas.”

Odam Brito – Educador Físico

“Em 2020 veio a pandemia e com ela o meu afastamento total dos atendimentos presenciais e a necessidade dos atendimentos online. Com isso percebi que meu amigo Leo [ALA] sempre teve razão… comecei a aparecer mais, no início sozinha mesmo, mas logo vi a necessidade de ajuda. Procurei Leo [ALA] e iniciamos uma parceria. Dentro de poucos meses percebi o aumento considerável de pacientes e maior visibilidade profissional. Comecei a expandir meus atendimentos Chapada Diamantina a fora, e hoje tenho pacientes em Salvador, Aracaju, Tocantins, Maceió, Minas Gerais, Fortaleza… e até internacional, na Flórida (Estados Unidos). Pretendo expandir ainda mais, pois tenho muitos projetos a caminho junto com a ALA. Sem dúvidas a parceria com a ALA está sendo um divisor de águas na minha vida profissional.”

Caroline Xavier – Nutricionista

– Diante desses depoimentos, a gente quer saber: para você, qual o motivo para tantos cases de sucesso na ALA?

Acredito que nossos cases de sucesso vem dos nossos valores corporativos e da busca pela liderança de mercado. Inovamos a cada projeto, e entregamos sempre o melhor resultado de maneira ética e correta. 

– Quem quiser saber mais sobre os serviços oferecidos pela ALA, como pode entrar em contato? 

Os interessados podem entrar em contato pelo Instagram @ala.agencia ou enviar uma mensagem para os e-mails: contato@agenciaala.com.brleonardo@agenciaala.com.br ou WhatsApp: 75 999661619 

Nosso site, que está em reformulação, pode ser encontrado no endereço: agenciaala.com.br

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