Após apagão, Espanha declara emergência nacional

Após apagão, Espanha declara emergência nacional

Portugal e Espanha foram afetados por um apagão massivo nesta segunda-feira, com serviços básicos como telecomunicações, transportes, internet e bancos sendo interrompidos em grandes partes dos dois países. A empresa responsável pelo fornecimento de energia em território português informou que houve um “corte de energia maciço” na Península Ibérica — que também comprometeu o fornecimento em parte da França e em Andorra —, sem apontar a causa para a falha no sistema, que está sob investigação. A energia começou a ser normalizada durante a tarde, com 20% de restabelecimento na Espanha, mas regiões inteiras permanecem sem luz elétrica. Não há previsão para a retomada total.

A queda de energia paralisou a circulação de trens na Espanha e do metrô de Madri. Há relatos de regiões na França e Bélgica que também foram afetadas.

O Ministério do Interior da Espanha declarou estado de emergência nesta segunda-feira (28) depois que um apagão de energia elétrica atingiu o país e a maior parte da Península Ibérica.

O ministério acrescentou que o estado de emergência será aplicado nas regiões que o solicitarem. Até o momento, Madri, Andaluzia e Extremadura solicitaram que o governo central assumisse a ordem pública e outras funções. 

O precedente mais próximo ocorreu na tarde de 24 de julho de 2021, quando uma falha elétrica deixou centenas de milhares de lares sem luz em várias regiões da Espanha durante cerca de 45 minutos. A causa do apagão foi um incidente com um hidroavião que gerou um problema na rede francesa de muito alta tensão e provocou a desconexão temporária.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.