
Discentes da Uesc Publicam Crítica Científica na Revista Science Sobre Impacto Ambiental no Caribe
Dois estudantes do Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o doutorando Manfredo Turcios-Casco e a mestranda Celeste López, deram um importante passo na luta pela conservação ambiental. A ideia de escrever uma crítica científica surgiu nos corredores da Uesc, após saberem da construção de uma prisão nas Ilhas dos Cisnes, no Caribe hondurenho. A área já havia perdido uma espécie endêmica, a “hutia”, extinta há algum tempo.
Inicialmente, ao tentarem publicar a crítica em revistas renomadas como Science ou Nature, os discentes foram desencorajados por uma resposta da Science, que considerou o tema de pouco interesse. No entanto, meses depois, com o avanço das obras da prisão, decidiram retomar o projeto, movidos por um compromisso ético e profissional com a conservação de seu país, Honduras.
Com alguns ajustes finais, a carta foi enviada, revisada e, para a surpresa dos autores, publicada na Science em 29 de agosto. O artigo agora serve para conscientizar a comunidade científica sobre os danos ambientais que a construção da prisão pode causar à fauna e flora das ilhas.
O artigo pode ser acessado neste link.
Quer ficar por dentro de conquistas científicas como essa? Continue acompanhando o Ilhéus Eventos para mais novidades sobre educação e ciência na região! Siga a gente no Instagram @ilheuseventos e acesse www.ilheuseventos.com.br.
Sorry, the comment form is closed at this time.