Discentes da Uesc Publicam Crítica Científica na Revista Science Sobre Impacto Ambiental no Caribe

Discentes da Uesc Publicam Crítica Científica na Revista Science Sobre Impacto Ambiental no Caribe

Dois estudantes do Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o doutorando Manfredo Turcios-Casco e a mestranda Celeste López, deram um importante passo na luta pela conservação ambiental. A ideia de escrever uma crítica científica surgiu nos corredores da Uesc, após saberem da construção de uma prisão nas Ilhas dos Cisnes, no Caribe hondurenho. A área já havia perdido uma espécie endêmica, a “hutia”, extinta há algum tempo.

Inicialmente, ao tentarem publicar a crítica em revistas renomadas como Science ou Nature, os discentes foram desencorajados por uma resposta da Science, que considerou o tema de pouco interesse. No entanto, meses depois, com o avanço das obras da prisão, decidiram retomar o projeto, movidos por um compromisso ético e profissional com a conservação de seu país, Honduras.

Com alguns ajustes finais, a carta foi enviada, revisada e, para a surpresa dos autores, publicada na Science em 29 de agosto. O artigo agora serve para conscientizar a comunidade científica sobre os danos ambientais que a construção da prisão pode causar à fauna e flora das ilhas.

O artigo pode ser acessado neste link.

Quer ficar por dentro de conquistas científicas como essa? Continue acompanhando o Ilhéus Eventos para mais novidades sobre educação e ciência na região! Siga a gente no Instagram @ilheuseventos e acesse www.ilheuseventos.com.br.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.