Bahia registra casos atípicos de Febre do Oropouche

Bahia registra casos atípicos de Febre do Oropouche


A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia revelou, nesta terça-feira (26), a detecção de nove casos da Febre do Oropouche neste ano, localizados em Valença, no baixo sul (7 casos), e em Laje (2 casos), no Vale do Jiquiriçá. Este número de notificações é considerado atípico, visto que a doença não é comum na região, e não houve transmissão direta entre pessoas identificada.

Transmitida principalmente pelo inseto Culicoides paraensis, também conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, em ambientes urbanos, a Febre do Oropouche se manifesta por meio de sintomas como febre, dor de cabeça e dores musculares, assemelhando-se a outras arboviroses e sublinhando a necessidade de diagnósticos precisos para diferenciá-la.

Apesar dos casos confirmados, as autoridades de saúde asseguram que não existe uma ameaça iminente à saúde pública, dada a natureza não endêmica do vírus na região. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado está conduzindo investigações adicionais para entender melhor a presença e disseminação da Febre do Oropouche na Bahia.


Sem comentários

Os comentários estão fechados.