
Dengue Registra Aumento Significativo de Casos e Mortes na Bahia
Dengue Registra Aumento Significativo de Casos e Mortes na Bahia
A Bahia enfrenta um alarmante surto de dengue, com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) confirmando a 18ª morte pela doença este ano, ocorrida em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. Este município já registrou outra morte pela doença em 2024, refletindo a gravidade da situação que se espalha por todo o estado.
A situação epidemiológica revela que 272 municípios baianos estão classificados em estado de epidemia, representando 65% das cidades do estado, incluindo a capital, Salvador. Outras 34 localidades estão categorizadas como em risco e 7 em estado de alerta, segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab.
Até o momento, foram notificados 62.478 casos prováveis de dengue em toda a Bahia, um salto significativo se comparado aos 12.479 casos registrados no mesmo período de 2023, o que representa um aumento de 440,7%. Apesar desse aumento expressivo nos casos, a Bahia registra um índice de letalidade por dengue de 1,47%, valor abaixo da média nacional de 3,09%. Este índice reflete os casos notificados que evoluíram para a forma grave da doença, conforme análise da Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito da Sesab.
As mortes por dengue foram registradas nas seguintes cidades:
- Jacaraci (4 óbitos)
- Piripá (3 óbitos)
- Vitória da Conquista (3 óbitos)
- Santo Antônio de Jesus (2 óbitos)
- Barra do Choça (1 óbito)
- Feira de Santana (1 óbito)
- Ibiassucê (1 óbito)
- Irecê (1 óbito)
- Santo Estevão (1 óbito)
- Campo Formoso (1 óbito)
Além dos casos de dengue, o estado também enfrenta registros de chikungunya, com dois óbitos confirmados nos municípios de Teixeira de Freitas e Ipiaú. Até o momento, não foram confirmados óbitos por Zika, com 654 casos prováveis da doença notificados, e 5.186 casos prováveis de chikungunya.
Este cenário reforça a necessidade de intensificação das medidas de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças, bem como a importância da participação da população no combate aos focos do mosquito.
Sorry, the comment form is closed at this time.