Hospital Materno-Infantil de Ilhéus promove ações de acolhimento para povos indígenas no Setembro Amarelo

Hospital Materno-Infantil de Ilhéus promove ações de acolhimento para povos indígenas no Setembro Amarelo

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, único na Bahia habilitado para atendimento especializado aos povos indígenas, preparou uma extensa programação para o Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção ao suicídio. A iniciativa busca oferecer apoio e cuidado especialmente para a população indígena, que enfrenta uma crescente vulnerabilidade relacionada à saúde mental.

De acordo com uma pesquisa divulgada na revista The Lancet Regional Health – Américas em setembro de 2023, a taxa de suicídio entre os povos indígenas no Brasil quase dobrou nas últimas duas décadas, passando de 9,3 para 17,6 casos por 100 mil habitantes entre os anos 2000 e 2021. No país, vivem cerca de 1,7 milhão de indígenas, sendo a Bahia o segundo estado com a maior população indígena, com mais de 229 mil pessoas, o que representa 1,62% dos habitantes do estado, segundo o IBGE.

Entre as ações programadas, destaque para o “Seminário de Jovens e Anciões Indígenas nos Conhecimentos Tradicionais”, que ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de setembro na praça principal de Olivença, em Ilhéus. Durante o evento, profissionais do hospital, em parceria com a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), conduzirão rodas de conversa sobre temas sensíveis como racismo estrutural, preconceito, violência e o sentimento de não pertencimento social, criando um espaço de escuta e acolhimento.

Além disso, o hospital também promoverá iniciativas voltadas para os seus colaboradores com o tema “Cuidando de quem Cuida”. A proposta visa fortalecer os laços entre profissionais e pacientes, por meio do Projeto “Anjo Amigo”, que incentiva uma comunicação afetiva e o apoio mútuo no ambiente de trabalho. Haverá ainda atividades nas salas de espera, focadas em gestantes e puérperas, abordando questões como depressão pós-parto e sinais de isolamento infantil. As crianças internadas na pediatria também participarão de ações para identificação precoce de sinais de isolamento.

Sobre a unidade: O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio foi inaugurado em dezembro de 2021 e é referência na região sul da Bahia, atendendo exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade, que possui 105 leitos e oferece cuidados em obstetrícia, partos de alto risco, pediatria clínica e UTIs neonatal e pediátrica, já realizou mais de 8 mil partos, dos quais mais de 300 foram de bebês indígenas.

Para mais informações sobre as ações de saúde e iniciativas do hospital, acesse www.ilheuseventos.com.br e siga @ilheuseventos no Instagram.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.