
Hospital Regional Costa do Cacau Realiza Segundo Procedimento de Captação de Órgãos para Doação
O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizou com sucesso o segundo procedimento de captação de múltiplos órgãos para doação em 2023. A família de um paciente que teve morte encefálica autorizou a realização do procedimento, que agora beneficiará pessoas que estão na fila de espera por transplantes.
A enfermeira Naama Ramos e Silva, membro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HRCC, expressou gratidão pela generosidade da família doadora. Ela destacou que, mesmo em meio à dor, a decisão da família teve a sensibilidade de ajudar outros pacientes que aguardam por órgãos para transplante. Naama ressaltou a nobreza desse gesto e enfatizou que a equipe sempre agradece por essa atitude altruísta.
O médico intensivista Allan Siqueira, coordenador do trabalho da equipe multidisciplinar envolvida no procedimento, explicou que o diagnóstico de morte cerebral, um pré-requisito para a captação de órgãos, é amparado pela resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM). Ele destacou que a resolução atual, de novembro de 2017, define os procedimentos e os critérios para o diagnóstico.
Allan Siqueira também ressaltou a importância de respeitar a vontade dos familiares, que autorizam a doação dos órgãos. Após receber a autorização da família, a equipe médica pode agir para preservar os órgãos do doador em potencial.
Sorry, the comment form is closed at this time.