
Novembro Azul – Conscientização e Prevenção ao Câncer de Próstata
No mês de novembro, as cores do cenário urbano de muitas cidades se alteram, dando espaço ao azul em monumentos, prédios públicos e até em iluminações de ruas. Mas, afinal, por que o azul é tão emblemático nesse período? Trata-se do Novembro Azul, uma campanha que busca conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Um pouco de História
A campanha Novembro Azul teve origem na Austrália, em 2003, quando um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como forma de apoio à conscientização sobre a saúde masculina – dando origem ao termo “Movember”, uma junção das palavras “moustache” (bigode em inglês) e “November” (novembro em inglês). O movimento ganhou notoriedade e hoje é reconhecido em diversos países.
Por que é tão importante falar sobre isso?
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. O diagnóstico precoce é fundamental: quando identificado nos estágios iniciais, as chances de cura da doença ultrapassam 90%.
Como se prevenir?
A prevenção envolve hábitos saudáveis, como:
- Manter uma alimentação equilibrada.
- Praticar exercícios regularmente.
- Evitar o consumo excessivo de álcool.
- Não fumar.
Mas, acima de tudo, é fundamental a realização de exames periódicos. Recomenda-se que homens a partir dos 50 anos procurem seu urologista para discutir a realização do exame de PSA (antígeno prostático específico). No caso de homens negros ou com histórico familiar da doença, a recomendação é que essa consulta ocorra a partir dos 45 anos.
Desmistificando o exame
Infelizmente, ainda há muito preconceito e desinformação acerca do exame de toque retal, que é rápido e pode salvar vidas. Esse exame, juntamente com o PSA, compõe a avaliação diagnóstica do câncer de próstata. É fundamental que os homens compreendam sua importância e superem possíveis receios.
Um mês para reflexão
Mais do que focar na doença, o Novembro Azul é uma oportunidade para destacar a importância dos cuidados globais com a saúde do homem, abordando outros temas relevantes, como a depressão masculina, o câncer de testículo e as doenças cardíacas.
O azul deste mês nos convida a refletir, dialogar e, principalmente, cuidar. Não se trata apenas de uma campanha, mas de uma causa que busca garantir mais qualidade de vida e longevidade para os homens.
#NovembroAzul: Cuide-se e incentive outros homens a fazer o mesmo. A prevenção é o primeiro passo para uma vida saudável.
Sorry, the comment form is closed at this time.