Preços do medicamento sobem até 4,5% a partir de hoje

Remédios ficam 10% mais caros na Bahia a partir desta sexta (1)

Preços do medicamento sobem até 4,5% a partir de hoje


A partir deste sábado, os preços dos medicamentos poderão sofrer um reajuste de até 4,5%, conforme determinação da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Este órgão interministerial é o responsável por regular o mercado farmacêutico no Brasil. Este é o menor teto de reajuste anual desde 2020, marcando uma redução em relação ao limite máximo de 5,6% estabelecido no ano passado.

Embora o ajuste esteja autorizado a iniciar no domingo, dia 31, não é esperado que o aumento dos preços seja imediato. Contudo, é provável que, a partir do dia 1º, os consumidores comecem a notar uma gradativa remarcação dos valores, respeitando o teto estabelecido.

De acordo com o Sindusfarma, entidade que representa os interesses da indústria farmacêutica, o mecanismo de reajuste não é aplicado de forma automática, devido à intensa concorrência existente no setor. A competição entre as empresas é vista como um fator regulador dos preços, especialmente considerando a disponibilidade de medicamentos com o mesmo princípio ativo e indicados para o mesmo tipo de tratamento, oferecidos por diferentes fabricantes e comercializados em uma vasta rede de pontos de venda em todo o país.


Sem comentários

Os comentários estão fechados.