
Valderico Junior decreta emergência na saúde pública de Ilhéus diante de caos administrativo
Em uma das primeiras ações de sua gestão, o prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, decretou situação de emergência na saúde pública do município. A decisão, publicada por meio do Decreto nº 150, de 8 de janeiro de 2025, expõe o cenário crítico deixado pela administração anterior e autoriza medidas imediatas para garantir o atendimento à população.
O decreto aponta uma série de problemas graves na Secretaria de Saúde, incluindo a frota de ambulâncias, que conta com apenas duas unidades em funcionamento. Além disso, almoxarifados e unidades de saúde estão desabastecidos, há falta generalizada de medicamentos e débitos milionários com servidores e prestadores de serviços, como médicos.
Outro ponto preocupante citado no documento é o saldo bancário da Secretaria, que é de pouco mais de R$ 4 mil. Enquanto isso, servidores efetivos e prestadores contratados enfrentam atrasos nos pagamentos, e não há contratos vigentes para serviços básicos, como lavagem e abastecimento de veículos.
Para reverter o cenário, a prefeitura autorizou ações emergenciais, como o uso de veículos de outras secretarias, contratação temporária de serviços e compra de peças para manutenção da frota. Além disso, a gestão irá investigar as causas do colapso na saúde pública e encaminhar os resultados aos órgãos de controle externo, como o Ministério Público e os Tribunais de Contas.
A situação de emergência terá validade inicial de 90 dias, com possibilidade de prorrogação caso os problemas não sejam solucionados.
“Nosso compromisso é restabelecer os serviços de saúde de forma rápida e eficiente. Vamos tomar as providências necessárias para garantir que a população tenha acesso ao atendimento que merece”, afirmou Valderico Junior.
Estas e outras notícias você encontra no Ilhéus Eventos. Acesse www.ilheuseventos.com.br e siga a gente no Instagram @ilheuseventos.
Sorry, the comment form is closed at this time.