
Itabuna será contemplada com a Casa da Mulher Brasileira para ampliar combate à violência contra a mulher
Itabuna será um dos municípios do interior da Bahia a receber a Casa da Mulher Brasileira, importante equipamento voltado ao enfrentamento da violência contra as mulheres. O anúncio foi feito pela secretária estadual de Políticas para Mulheres, Neusa Cadore, nesta segunda-feira (16), durante uma reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realizada no Centro de Atenção à Mulher (CAM), no centro da cidade.
A Casa da Mulher Brasileira integra a Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres no estado, e a primeira unidade já está em funcionamento em Salvador. Além de Itabuna, serão instaladas casas em Feira de Santana e Irecê. Segundo Neusa Cadore, a implantação resulta de articulação entre os governos federal, estadual e municipal. O processo já está em andamento junto ao Ministério das Mulheres, e o terreno para a unidade de Itabuna já foi definido.
O equipamento oferecerá uma gama de serviços essenciais às mulheres vítimas de violência, reunindo, em um único espaço, órgãos como o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), além de atendimento psicossocial e orientação jurídica.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Célia Evangelista Santana, destacou a importância da chegada da Casa da Mulher Brasileira ao município. “Esse é um equipamento muito esperado. Ele é complexo e vai fortalecer o combate à violência, além de ampliar os diálogos em rede entre os órgãos de Itabuna e região.”
Outras iniciativas para as mulheres
Durante o encontro, Neusa Cadore também anunciou a ampliação das Salas Elas à Frente, que serão implantadas nos territórios do Litoral Sul e Extremo Sul da Bahia, em parceria com a Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (Amurc). Nessas salas, serão desenvolvidas atividades voltadas para a inclusão socioeconômica das mulheres, como cursos de capacitação e ações de prevenção e enfrentamento à violência de gênero.
A secretária ainda apresentou programas voltados ao empreendedorismo feminino, com editais que incentivam a autonomia econômica de mulheres quilombolas, indígenas, rurais e esportistas. Outro destaque foi o Selo Lilás, que certifica empresas e entidades que promovem a igualdade de gênero no ambiente de trabalho.
Na agenda em Itabuna, Neusa Cadore se reuniu com a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães da Luz, para discutir possíveis parcerias que ampliem as políticas públicas para mulheres no território, e visitou o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), que já realiza um importante trabalho na cidade.
Com a chegada da Casa da Mulher Brasileira, Itabuna fortalece a rede de proteção e apoio às mulheres, consolidando o compromisso com o combate à violência e a promoção da igualdade de gênero.
Estas e outras notícias você encontra no Ilhéus Eventos. Acesse www.ilheuseventos.com.br e siga-nos no Instagram @ilheuseventos.
Sorry, the comment form is closed at this time.