Laços e Deslaços: IBGE Mapeia Casamentos e Divórcios em Ilhéus, Itabuna e Itacaré

Laços e Deslaços: IBGE Mapeia Casamentos e Divórcios em Ilhéus, Itabuna e Itacaré


As dinâmicas sociais de Ilhéus, Itabuna e Itacaré em 2022 incluíram a celebração do amor e o reconhecimento de separações, conforme os números recém-divulgados pelo IBGE. Em Ilhéus, o amor se oficializou em 979 ocasiões, com 978 casamentos entre pessoas de sexo diferente e uma união homoafetiva. No entanto, 373 divórcios também foram registrados, refletindo as complexidades dos relacionamentos modernos. Itabuna, por sua vez, testemunhou 754 casamentos, com dois deles entre casais do mesmo sexo, enquanto a cidade contabilizou 379 divórcios. Itacaré, mantendo o seu perfil de menor das três cidades, registrou 135 casamentos, todos entre pessoas de sexo diferente, e 28 divórcios.

Essas estatísticas refletem não apenas as escolhas pessoais, mas também as mudanças sociais e culturais que influenciam a formação e a dissolução dos laços matrimoniais. Em Ilhéus, a média mensal de casamentos ficou em torno de 81, com Itabuna seguindo com aproximadamente 63 e Itacaré com cerca de 11 casamentos por mês. Os divórcios, por outro lado, marcaram uma média mensal de cerca de 31 em Ilhéus, 32 em Itabuna e pouco mais de 2 em Itacaré.

O equilíbrio entre casamentos e divórcios sugere uma reflexão mais ampla sobre a instituição do casamento, a resiliência dos relacionamentos e o suporte disponível para os casais em tempos de dificuldade. As informações do IBGE são essenciais para orientar políticas públicas que promovam a estabilidade familiar, apoio no casamento e recursos adequados para aqueles que passam pela transição do divórcio.


Sem comentários

Os comentários estão fechados.