
Vírus do Mosaico Moderado do Cacau em Ilhéus está sob controle, afirma Ministério da Agricultura
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) tranquilizou os agricultores e a população em geral ao anunciar, nesta quarta-feira (13), que o Vírus do Mosaico Moderado do Cacau (CaMMV) identificado no sul da Bahia, especificamente em Ilhéus, está sob controle. O órgão esclareceu que o referido vírus não é classificado como uma das pragas quarentenárias, que são aquelas com potencial de causar grandes prejuízos à agricultura nacional.
Os primeiros indícios do CaMMV em plantações de cacau da região foram identificados por técnicos da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) nas áreas experimentais do Centro de Pesquisa do Cacau (Cepec), em uma iniciativa que visava pesquisar vírus associados ao genoma do cacau.
Juliana Alexandre, chefe da Divisão de Prevenção e Vigilância de Pragas do Mapa, reforçou o compromisso do órgão em garantir a proteção da cacauicultura nacional: “Estamos tomando todas as medidas necessárias para proteger a produção de cacau do país e garantir que a segurança alimentar e a sustentabilidade da cacauicultura nacional não sejam comprometidas”, declarou.
Essa postura proativa e preventiva do Ministério traz alívio a todos os envolvidos no setor agrícola, especialmente aqueles ligados à produção de cacau, um produto tão tradicional e importante para a economia do sul da Bahia.
Sorry, the comment form is closed at this time.