Ilhéus avança na revisão do Plano Diretor com a participação UESC

Ilhéus avança na revisão do Plano Diretor com a participação UESC


Na busca por aprimorar o Plano Diretor Participativo de Ilhéus (PDPI), foi realizada na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) uma enriquecedora roda de conversa envolvendo professores, estudantes e técnicos. A iniciativa, ocorrida na tarde de segunda-feira, 25 de março, é um esforço coordenado pela MYR ESG Solutions, destacada consultoria em soluções ambientais e urbanas, e contou com a colaboração de acadêmicos da Faculdade de Ilhéus, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

Este encontro teve como cenário não só o campus da Uesc, mas também visitas ao Observatório Social, ao Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSul) e à Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia, proporcionando uma imersão nos espaços de inovação e pesquisa da região. O supervisor do PDPI, Sérgio Myssior, destacou a importância dessas interações para o enriquecimento do projeto, mencionando reuniões anteriores com o poder público e a sociedade civil como fundamentais para a construção de propostas de desenvolvimento territorial.

A comunidade acadêmica se debruçará sobre temas como Meio Ambiente e Território; Turismo, Cultura e Patrimônio; Dinâmica Urbana e Mobilidade, com o objetivo de contribuir significativamente para a revisão do PDPI. As contribuições serão apresentadas em reuniões futuras, marcadas para os dias 29 e 30 de abril, refletindo o compromisso das instituições de ensino superior com o futuro de Ilhéus.

Este processo participativo, amplo e transparente, visa construir um plano diretor que responda às reais necessidades e expectativas dos ilheenses, abrangendo áreas críticas como meio ambiente, patrimônio cultural, transporte, habitação, regularização fundiária, saneamento, serviços públicos e políticas econômicas, sociais e de gestão. A cidade de Ilhéus, com este esforço coletivo, caminha para um desenvolvimento mais sustentável e inclusivo, estando aberta a contribuições até o dia 15 de abril.


Sem comentários

Os comentários estão fechados.