Secretária Gleiciane Birschner de Una dá ‘pitaco’ sobre saúde em Ilhéus e Prefeitura responde

Secretária Gleiciane Birschner de Una dá ‘pitaco’ sobre saúde em Ilhéus e Prefeitura responde


Num tom de resposta direta e contundente, a Prefeitura de Ilhéus desmonta as declarações incendiárias da secretária de saúde de Una, Gleiciane Birschner. Em um desabafo emocionado no programa “O Tabuleiro”, Birschner apontou dedos para Ilhéus, culpando-o pela crise de superlotação que assola o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), alegando uma suposta deficiência nos serviços de atenção básica do município.

A prefeitura ilheense, em sua ardente retórica, refutou as acusações, sugerindo que Birschner, “no calor da emoção”, pintou Ilhéus como o grande vilão da saúde regional, com argumentos desprovidos de fundamento e um viés politizado que distorce a realidade dos fatos. A nota destaca a incongruência das afirmações da secretária, pontuando a disparidade populacional entre Ilhéus e Una como um fator crucial, ignorado em sua crítica impetuosa.

Ilhéus, com uma população quase dez vezes maior que a de Una, conforme dados do censo de 2022, enfrenta desafios proporcionais à sua escala, desafiando a alegação de que monopoliza os serviços do HRCC. A prefeitura defendeu vigorosamente as iniciativas de saúde pública do município, citando programas de atenção básica e saúde preventiva que se estendem até as áreas mais remotas, contrastando com a imagem negativa propagada por Birschner.

A administração de Ilhéus não só repudiou as declarações da secretária como também convocou a uma reflexão sobre a responsabilidade compartilhada na gestão de crises de saúde pública, criticando a tendência de politizar tais questões. A nota termina com um apelo à unidade e cooperação entre os municípios vizinhos, ressaltando a importância de uma visão coletiva para superar os desafios no atendimento à saúde, e reiterando o compromisso de Ilhéus em acolher e prestar assistência a todos que necessitam.


Sem comentários

Os comentários estão fechados.