Conferência de Ciência e Tecnologia Avança na Bahia com Enfoque em Ilhéus

Conferência de Ciência e Tecnologia Avança na Bahia com Enfoque em Ilhéus


A 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI), promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em colaboração com o Governo Federal, está fazendo progressos significativos na Bahia. A conferência, que já se realizou em três cidades, continuou seus trabalhos em Ilhéus, Senhor do Bonfim e Seabra nesta quinta-feira (29). O encontro em Ilhéus, cidade anfitriã desta etapa, destacou-se pela participação ativa de diversos setores da sociedade, incluindo academia, indústria, governo e cidadãos.

Com um total de 11 plenárias macroterritoriais cobrindo os 27 territórios de identidade do estado, a CECTI visa colher contribuições para moldar a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) para o período de 2024 a 2035 e desenvolver a Nova Política Estadual de CT&I. Os participantes foram divididos em grupos temáticos para propor sugestões que serão consolidadas em um documento para análise posterior pelo Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conciteci).

Em Ilhéus, o secretário da Secti, André Jozeiro, enfatizou a importância de ouvir as necessidades específicas de cada região para formular políticas mais eficazes. “Estamos buscando compreender as particularidades dos problemas locais para desenvolver políticas estaduais de CT&I que sejam realmente relevantes e efetivas”, afirmou Jozeiro.

A UESC, representada pelo reitor Alessandro Fernandes, acolheu com entusiasmo a realização da plenária macroterritorial, sublinhando a importância da inclusão das perspectivas do interior na formulação da política nacional de CT&I. “A tecnologia deve ser acessível a todos no estado, e a UESC está desempenhando seu papel social ao sediar este evento”, destacou Fernandes.

A conferência também ressoou positivamente entre os participantes de outras cidades. Em Seabra, Suely Guede, da Comunidade Quilombola do Campo Grande, expressou suas expectativas de que o encontro abra portas para a participação em projetos futuros. Em Senhor do Bonfim, Cláudio Rodrigues, representante da Fecomércio-BA, destacou a importância de discutir o impacto da tecnologia no comércio.

O evento de Ilhéus também contou com a presença da deputada estadual Olívia Santana, da Secretária da Educação, Adélia Pinheiro, e do prefeito Mário Alexandre, entre outras autoridades. A coordenação ficou a cargo de Sahada Luedy, Sócrates Santana e Salvador Brito, que lideraram as plenárias com o objetivo de enriquecer o diálogo sobre CT&I na Bahia. A próxima etapa acontecerá em Vitória da Conquista, prometendo mais contribuições valiosas para o setor.


Sem comentários

Os comentários estão fechados.